Rinite
- Andressa Bernardi
- 23 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de set. de 2023

Rinite é a inflamação e ou disfunção da mucosa de revestimento nasal, e é caracterizada por alguns (pelo menos 2) dos sintomas nasais: obstrução nasal, rinorréia anterior e posterior, espirros, prurido nasal e hiposmia. Geralmente ocorrem durante dois ou mais dias consecutivos por mais de uma hora na maioria dos dias.
Classificação
Depende dos critérios empregados, dados clínicos, frequência e intensidade dos sintomas, citologia nasal, fatores etiológicos, fenótipos.
Em documento recente, a Academia Europeia de Alergia e Imunologia propôs a classificação das rinites baseando-se no principal agente etiológico. É constituída por 4 subgrupos, a saber:
Rinites infecciosas: agudas, auto-limitadas, causadas por vírus, e menos frequentemente por bactérias.
Rinite alérgica: forma mais comum, induzida por inalação de alérgeno em indivíduos sensibilizados.
Rinite não alérgica não infecciosa: grupo heterogêneo, com pacientes sem sinais de infecção e sem sinais sistêmicos de inflamação alérgica. Exemplos: rinite induzida por drogas, rinite do idoso, rinite hormonal, rinite da gestação, rinite ocupacional não alérgica, rinite gustatória, e rinite
idiopática.
Rinite mista: expressão significante em pacientes com rinite crônica, com mais de um agente etiológico, conhecido ou não.
Diagnóstico
Basicamente é clínico, mas para identificar os subtipos de rinite muitas vezes são necessários exames complementares, como videoendoscopia e testes cutâneos e sanguíneos.
Tratamento
O tratamento das rinites envolve a lavagem nasal, com soro fisiológico, para melhorar a inflamação nasal, seja ela causada por alérgenos, irritantes, microrganismos ou outro fator.
O tipo de tratamento medicamentoso e controle ambiental vai depender do subtipo de rinite.
Os anti-histamínicos são muito utilizados, assim como os sprays nasais, mas há critérios.
A consulta com o otorrinolaringologista é fundamental para avaliar qual o melhor tratamento.
A rinite é uma doença que causa grande desconforto ao paciente, impossibilitando muitas vezes a sua rotina diária e o comparecimento ao trabalho. Busque ajuda. É possível controlar a doença e conter os momentos de crise. A Dra. Andressa Bernardi é médica otorrinolaringologista e trata casos de rinite.