
PROCEDIMENTOS
Videoendoscopia
É um exame feito para avaliar ouvido, nariz e garganta. Este exame é indicado basicamente para diagnosticar doenças. Muitas vezes podemos também utilizar os endoscópios para manipular as estruturas mais internas dos ouvidos, nariz e garganta.
Existem dois tipos de videoendoscópios na otorrinolaringologia - o fibronasofaringolaringoscópio (flexível) e a ótica (rígida).
Óticas rígidas: são instrumentos com qualidade de imagem excelente que podem ter diferentes tamanhos e angulações para serem introduzidos nas cavidades nasais, orais e otológicas. Seus ângulos são fixos.
Óticas fléxíveis: são instrumentos com qualidade de imagem excelente e que permitem uma angulação variável por meio de fibra óptica, com mudanças de ângulo já dentro das cavidades.
Remoção de cerume
Alguns pacientes podem acumular cerume em seus ouvidos. Em casos de dor de ouvido, sensação de entupimento e de perda auditiva é necessário agendar consulta com otorrinolaringologista pois este fenômeno pode estar acontecendo. O otorrinolaringologista saberá avaliar as causas da produção excessiva de cerume e a necessidade ou não de remover a cera do local. O procedimento pode ser realizado no próprio consultório. O otorrino examinará o ouvido com um otoscópio para determinar o nível de acúmulo de cera. Dependendo do caso, pode ser feita uma lavagem, curetagem ou aspiração. A limpeza está incluída na consulta e não tem custo adicional. Talvez seja necessário utilizar uma medicação tópica para amolecer a cera, pedindo que o paciente retorne em alguns dias para fazer somente a limpeza.
Cauterização de septo nasal
A maioria dos sangramentos nasais são autolimitados e o paciente consegue o controle do sangramento sem necessidade de um especialista. Porém, caso haja sangramento em grande quantidade ou haja mais de um episódio de epistaxe é necessária avaliação de um otorrino.
Na maioria das vezes, o nariz sangra quando há rompimento dos vasos sanguíneos ou irritação do seu revestimento interno. As causas mais comuns são o ressecamento associado ao tempo seco, rinites e traumas ao assoar ou cutucar o nariz.
A cauterização de septo nasal é um procedimento que consiste na queimadura química ou elétrica do local do sangramento. Com duração de poucos minutos e discreto incômodo nasal, a cauterização do septo tem boa resposta no controle do sangramento nasal.
Procedimentos cirúrgicos
Septoplastia
A septoplastia é a cirurgia que corrige o desvio do septo nasal, e desta forma, aumenta a permeabilidade das fossas nasais, melhorando a qualidade respiratória dos pacientes. A cirurgia é realizada por dentro do nariz, não ficando visíveis cicatrizes na pele.
A técnica com videoendoscopia é realizada com o uso de equipamentos especiais conhecidos como endoscópio cirúrgico, o que permite mais segurança e precisão no procedimento.
Turbinoplastia
A turbinoplastia é a cirurgia de redução de conchas nasais. Essa cirurgia é indicada para pacientes com aumento das conchas nasais, as quais podem acarretar em obstrução nasal (sensação de nariz trancado).
O procedimento por videoendoscopia é feito com o auxílio do endoscópio cirúrgico, que permite cauterizar sob visão direta até mesmo as regiões mais posteriores dos cornetos nasais, minimizando a necessidade do tampão nasal no pós-operatório.
Amigdalectomia
A amigdalectomia consiste na remoção cirúrgica das amígdalas palatinas.
As principais indicações cirúrgicas são: obstrução da via respiratória (respiração oral, roncos), síndrome da apneia obstrutiva do sono, amigdalites de repetição, abscesso periamigdaliano e amigdalite crônica caseosa. Com o paciente anestesiado, será feita a remoção total das amígdalas palatinas pela boca, não sendo necessários cortes externos no pescoço.
Adenoidectomia
A adenoidectomia é o procedimento cirúrgico realizado para a remoção das adenoides. A cirurgia é indicada quando há queixa de roncos, apneia obstrutiva do sono, alterações auditivas secundárias ao aumento das adenóides, respiração oral. A cirurgia de adenoide é feita com anestesia geral. O procedimento consiste na retirada da adenoides através da boca ou cavidade nasal, não sendo necessário fazer cortes externos na pele.
Timpanotomia para Tubo de Ventilação
A timpanoplastia tem a função de adicionar um pequeno tubo que fica ancorado na membrana timpânica. A cirurgia está indicada para caso de: otite média secretora (onde encontramos secreção na orelha média, podendo levar a perda de audição), retração da membrana timpânica (disfunção da tuba auditiva com alteração de pressão), tratamento de complicações de otites médias (sendo necessário a drenagem). A cirurgia para a inserção do tubo de ventilação pode ser feita combinada a outros procedimentos, com anestesia geral ou sedação.
Sinusectomias por Videoendoscopia
A sinusectomia é um procedimento cirúrgico indicado para pacientes quando há falha no tratamento medicamentoso. Está indicada nos casos de sinusite crônica, polipose nasal, tumores nasais ou outras patologias dos seios paranasais. É feita por videoendoscopia na cavidade nasal, dispensando incisão externa.

